GTM-PFK823VP GTM-PFK823VP

Maioria das ocorrências partiu do monitoramento da Central de Segurança de São Gonçalo

A Guarda Municipal de São Gonçalo realizou, apenas no primeiro semestre de 2025, 84 prisões e 156 conduções. As ações da Guarda pelo município são constantes e os números mostram o resultado positivo do trabalho feito graças ao comprometimento das diversas equipes.

A maior parte das prisões nesses primeiros seis meses do ano aconteceu em decorrência de furtos. As ações foram realizadas em parceria com a Central de Segurança de São Gonçalo (CSSG), da Secretaria de Meio Ambiente e Transportes, responsável pelas câmeras de monitoramento instaladas pela cidade.

Apenas no mês de junho, foram realizadas 10 prisões, sendo que nove pelo crime de furto, além de 24 conduções. As equipes, dos mais diversos grupamentos, atuam 24 horas por dia pela cidade.

O número de prisões de 2025 já é maior do que em 2024, quando foram feitas 64 prisões durante todo o ano e, em 2023, quando foram efetuadas 26 prisões.

O grande destaque do mês vai para o dia em que a Guarda Municipal prendeu em flagrante três homens que realizaram furto de cabos na região central do município. A ação aconteceu no dia 15 de junho quando, durante o patrulhamento noturno, agentes da Equipe Bravo foram acionados após o CSSG detectar, em tempo real, três suspeitos furtando cabos da via pública.

A equipe da Guarda Municipal, então, montou um cerco tático e posicionou-se em locais estratégicos, aguardando o momento exato indicado pelo videomonitoramento para realizar a abordagem. Os agentes conseguiram realizar a prisão em flagrante dos três homens, que estavam em posse de uma faca com aproximadamente 20 centímetros de lâmina e cerca de 4 metros de fio.

Ewerton Mendes, comandante da Guarda Municipal, destaca a importância das ações realizadas de forma inteligente e rápida.

“A Guarda Municipal de São Gonçalo vem mostrando com números o quanto está empenhada rotineiramente para combater os crimes no município. Neste mês de junho, realizamos nove prisões por furtos e um ligado à violência doméstica, reafirmando o empenho da Guarda quando se fala em crimes como esses”, disse.

Além disso, Ewerton ressaltou a importância do cuidado com os gonçalenses e da integração.

“Realizamos também conduções ligadas a tentativas de furtos, apreendendo os suspeitos antes de o delito ser concluído; e fizemos conduções contra atitudes suspeitas, possíveis ameaças e outras. A Guarda atua tanto em flagrantes quanto de forma preventiva, nos mais diversos delitos, reafirmando seu papel essencial de proteção social e cuidado com os munícipes. A corporação também atua de forma integrada com as demais força de segurança do município”, afirmou.

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by ExactMetrics